• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Sistema Fiep promoveu terceira edição do Fórum Transparência e Competitividade

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




20/06/2018

Sistema Fiep promoveu terceira edição do Fórum Transparência e Competitividade

Evento, que aconteceu em 21 de maio, teve palestra do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, e debateu o papel das empresas no combate à corrupção

A importância do combate à corrupção para a melhoria do ambiente de negócios do país e o papel das empresas nesse desafio foram debatidos no 3º Fórum Transparência e Competitividade, em 21 de maio, em Curitiba. Promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com o Cifal Curitiba e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar), o evento reuniu executivos de empresas, juristas e representantes de entidades que atuam no combate à corrupção. Entre os palestrantes esteve o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, explicou que a realização de mais uma edição do fórum faz parte do esforço realizado pela entidade para disseminar, entre as indústrias paranaenses, a necessidade de implantação de programas de integridade. "O combate à corrupção passa pelo aumento da fiscalização sobre a gestão pública, com punição exemplar dos agentes políticos envolvidos em desvios, mas a iniciativa privada também tem responsabilidade nessa questão", afirmou. "É preciso despertar nas empresas de todos os portes a necessidade de aprimorar seus sistemas internos de controle e compliance, com o objetivo de identificar e combater eventuais práticas corruptas", completou.

 

Programação - Além da palestra magna do ministro Luís Roberto Barroso, o 3º Fórum Transparência e Competitividade teve um painel com o tema "Programas de Integridade e o papel de gestores e empresas contra a corrupção". Participaram desse debate executivos de empresas que são referência em políticas de compliance e o gerente do Programa de Cooperação Descentralizada do Unitar, Alex Mejia. O painel foi mediado pela jornalista Lillian Witte Fibe. O evento foi encerrado com uma palestra do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

O fórum foi realizado no Campus da Indústria do Sistema Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba, das 8h às 13 horas. Mais informações do evento estão disponíveis no site www.corrupcaocustacaro.org.br.

 

Histórico - Em 2013, motivado pela aprovação da chamada Lei Anticorrupção Empresarial (Lei nº 12.846), o Sistema Fiep promoveu o 1º Fórum Transparência e Competitividade, que contou com a presença da diretora-executiva do Unitar, Sally Fegan-Wyles. O evento voltou a ser realizado em 2016, reunindo mais de 2 mil participantes, que acompanharam, entre outras palestras, a fala do juiz federal Sergio Moro, responsável pelo julgamento em primeira instância dos processos da operação Lava Jato.

Além disso, o Sistema Fiep tem promovido uma série de outras ações para levar o tema até as empresas. Exemplos disso são os workshops realizados nas últimas semanas, em todas as regiões do Paraná, para orientar as indústrias sobre gestão de riscos e sua importância para a integridade. Também faz parte desse esforço a criação da Rede Paranaense de Compliance, lançada em março, que reúne indústrias e organizações que já adotam medidas de combate à corrupção para a troca de experiências e de boas práticas de integridade e compliance.