• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Painel discutiu o papel das empresas no combate à corrupção

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




20/06/2018

Painel discutiu o papel das empresas no combate à corrupção

Participaram do debate, em Curitiba, especialistas em compliance, executivos de empresas com programas de integridade implantados e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato

Especialistas em compliance, executivos de empresas que já possuem programas de integridade implantados e representantes de entidades públicas debateram, durante o 3º Fórum Transparência e Competitividade, o papel das empresas e seus gestores no combate à corrupção. O evento, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com o Cifal Curitiba e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar), aconteceu no dia 21 de maio, das 8h às 13 horas, em Curitiba.

O painel "Programas de Integridade e o papel de gestores e empresas contra a corrupção", que faz parte da programação do fórum, apresentou a opinião de executivos que atuam em empresas com experiências bem-sucedidas nessa área. Entre eles, Roberta Codignoto, executiva Jurídica e de Compliance da Staples; Luiz Caruso, diretor de Controladoria e Soluções Compartilhadas da Votorantim S.A.; e Reynaldo Goto, responsável pela área de Compliance da Siemens Brasil e presidente do Conselho da Alliance for Integrity, organização internacional que atua no incentivo à transparência e integridade no sistema econômico.

Também participaram do debate o advogado Fabio Losso, pós-doutor em Políticas Públicas pela Universidade de Chicago e ex-diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel; e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato, que trouxe a percepção de instituições que atuam no combate à corrupção no país. O painel foi mediado pela jornalista Lillian Witte Fibe.

 Palestrantes - Além do painel sobre programas de integridade, o 3º Fórum Transparência e Competitividade teve como destaque a palestra magna proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e pelo diretor do Programa de Cooperação Descentralizada do Unitar, Alex Mejia. Já a palestra de encerramento, com o tema "Ética e futuro da sociedade", foi feita pelo filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

O fórum foi realizado no Campus da Indústria do Sistema Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba, das 8h às 13 horas. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site.